quarta-feira, 24 de março de 2010

Relações Interpessoais: explicação linear

As teorias das habilidades sociais e das relações interpessoais possuem uma história sob a perspectiva linear, raramente se encontram propostas de investigação na visão sistémica.

Teoria linear

Nesta perspectiva as explicações são as de causa-efeito. São considerados os eventos internos vontade, desejo, consciência e outros. A nossa maneira de agir é afectada pelas variáveis do ambiente (físicas, sociais e culturais) e por variáveis intra-individuais (crenças, percepções, sentimentos). As reacções dos indivíduos cruzam determinantes endógenas e exógenas.

A síntese entre as duas explicações foram o objecto de estudo de Ellis, em Psicologia Clínica Psicanalítica, tendo desenvolvido a Terapia Racional – Emotiva. Este investigador considerou a importância das variáveis ambientais sobre o comportamento, quer na base dos problemas, quer na base das soluções de melhoria – criando a Terapia Racional Emotivo-Comparativa.

Esta forma de pensamento trouxe um avanço significativo ao mundo da mecânica industrial, então poderia produzir os mesmos efeitos nos seres vivos. Há a intenção de dividir e criar novas disciplinas que tenham por objecto estes estudos. Tanto a Filosofia como a Biologia, a Psicologia, a Psicanálise, a Sociologia, a Etologia, a Psicobiologia; a Sociobiologia e a Neuropsiologia trouxeram informação relevante sobre o funcionamento dos organismos em geral e do Homem em particular. Estes estudos tornaram a Psicologia e a Psiquiatria como ciências aplicadas. Foi um momento de abandono de velhas teorias e assimilação do discurso científico.

Estes estudos acontecem assim em multidisciplinaridade (várias disciplinas estudam o mesmo objecto), em interdisciplinaridade (diálogo entre investigadores com diferentes formações) e preconizando numa fase posterior a transdisciplinaridade – abolição entre as fronteiras das disciplinas e a cooperação entre os investigadores. O conhecimento transita de uma disciplina para outra com vista ao enriquecimento do conhecimento. Numa fase utópica seria abolido o conceito de disciplina.

Não tendo respondido a todos os problemas, muito se deve ao progresso trazido à comunidade científica com a visão linear.

PRETTE, A e PRETTE, Z. (2007). Psicologia das relações Interpessoais Vivência Para o Trabalho em Grupo. SP Brasil: Petrópolis.

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