sexta-feira, 19 de março de 2010

Psicologia das Relações Interpessoais

Uma síntese …

Na psicologia clínica encontram-se estudos das Relações Interpessoais nos diferentes referenciais: comportamentalista, cognitivista, psicodinâmica, as denominadas humanistas com base em Rogers e Maslow e, mais recentemente, no referencial transpessoal. Também as novas abordagens terapêuticas de inspiração holística empenham-se na produção de novas relações entre as pessoas.
Estas orientações tomam algumas das dificuldades interpessoais tais como depressões, neuroses existenciais ou desordens do pensamento, como decorrentes intra-individuais.

O eixo central deste campo do conhecimento é dos problemas interpessoais, não deixando de considerar outras como a ansiedade, a percepção e a cognição. Historicamente, registam-se dois grandes movimentos na Psicologia: o Treinamento Assertivo (nos EUA) e o Treinamento de Habilidades Sociais (THS) este com inicio em Inglaterra.

Estes dois movimentos estão a conhecer resultados muito positivos na aplicação clínica e, em especial, na investigação teórica, com grandes avanços do ramo científico. Os problemas até agora tratados prendiam-se com a timidez, fobia social, depressão, esquizofrenia. Actualmente a investigação constrói teoria nos campos de Psicologia do Desenvolvimento, Comportamento Social, na Linguagem e na Resiliência.

Estão a surgir duas novas áreas de investigação científica: a teoria das Inteligências Múltiplas e a teoria da Inteligência Emocional. A primeira relaciona-se com o campo teórico-prático do THS: a inteligência interpessoal e a inteligência intrapessoal. A segunda, divulgada por Goleman, onde o autor desenha os vários conceitos e teorias nessa temática e resume as principais investigações sobre o desenvolvimento emocional, relacionando as questões do sentimento e das emoções nas suas ligações com a cognição e o comportamento.

PRETTE, A e PRETTE, Z. (2007). Psicologia das relações Interpessoais Vivência Para o Trabalho em Grupo. SP Brasil: Petrópolis.

Sem comentários:

Enviar um comentário