sexta-feira, 19 de março de 2010

Bem-vindos ao RI:AI Contextos Educativos

Este blogue configura o Portfólio a construir e apresentar no âmbito da Unidade Curricular - RELAÇÕES INTERPESSOAIS: Agentes, Intencionalidades e Contextos Educativos (RI-AICE) de Mestrado em Supervisão Pedagógica da Universidade Aberta de Lisboa.

Os objectivos deste Portefólio são os mesmos que presidem à Unidade Curricular:

- Identificar agentes, intencionalidades e especificidades contextuais das interacções em âmbitos educativos e formativos.
- Analisar as relações interpessoais, em contexto educativo, à luz das perspectivas sistémica e dialógica.
- Conhecer dimensões fundamentais do conflito e do bulling, em contextos educativos.
- Conhecer formas de intervenção para uma cultura de convivência em âmbitos educativos.

As competências exigidas ao mestrando no final desta unidade curricular são:

- Identificar matrizes teóricas subjacentes aos diferentes modelos das relações interpessoais, nomeadamente a matriz dialógica;
- Propor esquemas de intervenção no domínio das relações grupais e diádicas entre professores e alunos, em contexto escolar;
- Caracterizar diferentes tipos de conflito e de bulling e de perspectivar estratégias de intervenção diferenciadas e adequadas à especificidade de cada contexto.
Este Portefólio será um espaço privilegiado do desenvolvimento destas competências.

O Roteiro de Conteúdos propostos é:

1- Debates sobre Relações Interpessoais: Afiliação; Vinculação; Padrões relacionais.
2- Abordagem comunicativa das relações interpessoais: Interaccionismo simbólico; Escola de Palo Alto
3- Agentes, intencionalidades e contextos educativos: uma abordagem dialógica das interacções.
4- Conflito e intervenção para o desenvolvimento na e da escola
5- Comunidades, e actividade conjunta em cenários educativos virtuais.

A metodologia proposta nesta unidade curricular faz prevalecer a aprendizagem auto-dirigida, complementada com a aprendizagem colaborativa e grupal. Estas actividades são desenvolvidas dentro de uma plataforma de e-learning e nos diferentes Blogues pessoais, criados para o efeito.
O estudo individual pressupõe a aquisição e leitura crítica dos materiais propostos no âmbito da unidade curricular. A mestranda deverá produzir reflexões pessoais que lhe permitam participar nos grupos de discussão, assíncronos, promovidos no âmbito de cada tema e, ainda, produzir documentos a apresentar quer na plataforma e no espaço da Unidade Curricular, quer no Blogue pessoal.
Assim, este espaço apresenta-se como o reflexo do percurso da mestranda, integrando os resultados da observação das discussões feitas nos fóruns da UC, a reflexão acerca dos temas e das actividades da UC e, em especial, os resultados do trabalho individual de leituras e as pesquisas e reflexões sobre as temáticas e problemas desta área do conhecimento científico.

Leituras Básicas:

- Costa, E.; Matos, P. (2007). Abordagem sistémica do conflito. Lisboa: Universidade Aberta.
- Griffin, E. (2006). A First Look at Communication Theory. McGraw-Hill (6ª ed.)
- Neto, F. (2000). Psicologia Social (vol.II). Lisboa: Universidade Aberta.
- Outros indicados no espaço da Sala de Aula virtual.

Seja Bem-vindo!

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