sábado, 17 de julho de 2010

Relações Interpessoais: Agentes, Intencionalidades e Contextos Educativos - Auto-avaliação Reflexiva


Os objectivos traçados na presente Unidade Curricular Relações Interpessoais: Agentes, Intencionalidades e Contextos Educativos são:
1) Identificar agentes, intencionalidades e especificidades contextuais das interacções em âmbitos educativos e formativos.
2) Analisar as relações interpessoais, em contexto educativo, à luz das perspectivas sistémica e dialógica.
3) Conhecer dimensões fundamentais do conflito e do bullying, em contextos educativos.
4) Conhecer formas de intervenção para uma cultura de convivência em âmbitos educativos.

Os objectivos enunciados preconizavam a consecução das seguintes competências:
A) Identificar matrizes teóricas subjacentes aos diferentes modelos das relações interpessoais, nomeadamente a matriz dialógica;
B) Propor esquemas de intervenção no domínio das relações grupais e diádicas entre professores e alunos, em contexto escolar;
C) Caracterizar diferentes tipos de conflito e de bullying e de perspectivar estratégias de intervenção diferenciadas e adequadas à especificidade de cada contexto.

Fez-se o seguinte roteiro de conteúdos.

1- Debates sobre Relações Interpessoais: Afiliação; Vinculação; Padrões relacionais.
2- Abordagem comunicativa das relações interpessoais: Interaccionismo simbólico; Escola de Palo Alto
3- Agentes, intencionalidades e contextos educativos: uma abordagem dialógica das interacções.
4- Conflito e intervenção para o desenvolvimento na e da escola.
5- Comunidades e actividade conjunta em cenários educativos virtuais.


No Tema 1 foi proposta a abordagem dos conceitos de Afiliação, Aceitação, Reciprocidade, Interdependência e Rejeição. Entre o dia 15 e 21 de Março fez-se um estudo intensivo com a consulta bibliográfica indicada pela Professora, bem como com outros materiais bibliográficos de pesquisa livre. Procurou-se observar e registar, em contexto escolar, atitudes de aceitação, reciprocidade, interdependência e rejeição.
Fez-se de seguida, partilha e discussão em fórum do resultado das leituras efectuadas e das observações registadas, entre 21 e 31 de Março. Deve referir-se que foi um debate vivo, dinâmico e participado, tendo havido um total de cerca de 100 mensagens de relevante conteúdo.

No Tema 2 foi proposto o estudo de escolas cuja investigação, na área da comunicação, pode contribuir para o estudo das relações interpessoais, nomeadamente o Interaccionismo Simbólico e a Escola de Palo Alto. O roteiro de tarefas consistiu, num primeiro momento na leitura orientada para uma breve caracterização do Interaccionismo Simbólico e da Escola de Palo Alto. Esta tarefa decorreu entre 5 e 11 de Abril.
Num Segundo momento foram enunciados os conceitos associados a estas escolas, identificados os princípios vinculados a cada uma delas com relevância no estudo das Relações Interpessoais, apresentadas as justificações e, sempre que foi possível, a sua ligação a exemplos da prática profissional. Posteriormente, estes conhecimentos e experiências foram partilhados e discutidos em fórum. Esta actividade decorreu entre 12 e 18 de Abril. Refira-se que esta temática, o Interaccionismo Simbólico e a Escola de Palo Alto deu origem a mais de 60 intervenções do grupo turma com conhecimentos de grande relevância. Houve grande partilha de conhecimentos e experiências vivenciadas por todos.

No Tema 3 foi proposto:
1) Explorar a abordagem dialógica das interacções privilegiando a dialéctica entre os Agentes, Intencionalidades e Contextos;
2) Analisar planos de interacção particulares, em âmbito educativo.
Para a consecução desta proposta fez-se, de 19 de Abril a 2 de Maio, uma intensa análise de textos indicados e de mais bibliografia pesquisada e num segundo momento, de 3 a 9 de Maio, fez-se uma viva discussão em fórum donde resultou, mais uma vez, uma intensa partilha de conhecimentos entre todos os participantes nesta comunidade de aprendizagem.

No Tema 4 desenvolveram-se uma série de actividades faseadas. Desde 10 a 16 de Maio explorou-se os recursos bibliográficos indicados, bem como uma série bibliográfica pesquisada na Web, em que se processou intenso estudo individual. Tratou-se o tema conflito na escola e bullying recorrendo a suportes variados, incluindo a Internet e, na imprensa escrita e audiovisual ,de textos científicos e opinião publicada.
Numa segunda fase elaborou-se um trabalho em equipa subordinado à seguinte orientação:
(1) caracterize, do ponto de vista teórico, o conflito na Escola e o bullying;
(2) caracterize uma das propostas de intervenção no conflito apresentadas na obra de E. Costa e P. Matos;
(3) analise uma situação de conflito ou um caso de bullying concreto, à luz da proposta sugerida em (2);
(4) realce as diferentes intencionalidades dos actores envolvidos na intervenção da situação de conflito proposta;
(5) distinga o discurso opiniático (produzido em alguns media, em particular, na Internet), da abordagem científica desta problemática.
Como resposta a este interessante desafio, fiz parte da Equipa C, constituída pelo Paulo Dias à qual aderiram a Rita e a Manuela Pereira. Fez-se um trabalho de intensa partilha e colaboração entre todos os membros desta equipa, entre os dias 17 e 30 de Maio.
Numa fase posterior, entre os dias 31 de Maio e 6 de Junho, foram publicados os diferentes trabalhos de todas a equipas ao que se seguiu uma discussão dos mesmos de grande enriquecimento pessoal e profissional. Esta discussão viva e dinâmica dos diferentes trabalhos teve cerca de 100 intervenções do grupo turma.

O Tema 5, sendo de carácter facultativo e ocorrendo numa fase de intenso trabalho em outras áreas deste Mestrado, não teve qualquer abordagem. Ficam, no entanto, as pistas de trabalho dadas pela Professora para um enfoque num momento oportuno no desenvolvimento profissional e pessoal.

PORTEFÓLIO PESSOAL

Foi proposto desde o inicio do desenvolvimento das aprendizagens, nesta Unidade Curricular, a criação e construção de um Portefólio digital, perspectivando-o como instrumento pedagógico, integrador dos processos e produtos da aprendizagem individual. Assim sendo, foi criado em 23 de Março o Blogue que se constituiu como Webfólio em http://riaice.blogspot.com/ e comunicado à Professora e a todo o grupo turma. Neste instrumento pedagógico foram registados os documentos produzidos, a reflexão sobre os percursos associados à construção destes documentos, os materiais e links complementares identificados ao longo do semestre, a auto-avaliação destes percursos, assim como o projecto de intervenção orientado para a promoção de culturas de (con)vivência em contextos educativos.

Considera-se que este Portefólio incorporou as marcas das aprendizagens e vivências pessoais, contendo:
a) Os registos de documentos construídos, as ideias e as experiências sobre as temáticas investigadas;
b) O aprofundamento das temáticas abordadas;
c) A análise crítica dos documentos construídos;
d) A análise crítica das aprendizagens realizadas;
e) A auto-avaliação do percurso de aprendizagem.

Em jeito de conclusão considera-se que a participação ao longo do desenvolvimento desta Unidade Curricular, quer nos fóruns da UC na plataforma da Universidade Aberta, quer neste Blogue, se encontram evidências de que a mestranda:
a) Identificou as ideias centrais dos documentos explorados;
b) Aprofundou as questões e contribui com novos pontos de vista, particularmente evidenciados no trabalho da Equipa C e no trabalho final;
c) Apresentou pesquisa pessoal adequada, evidenciado quer nos fóruns quer neste espaço de partilha de conhecimentos e pesquisas;
d) Dinamizou os colegas e a discussão, quer na participação nos diversos fóruns, na realização do trabalho da Equipa C e na construção e disponibilização deste Blogue (aberto a toda a comunidade);
e) Procurou revelar sempre uma postura adequada na relação entre todos os participantes desta comunidade de aprendizagem.

Bibliografia
Asensio, J. M.; Garcia-Carrasco, J.; Cubero, L.; Larrosa, J. (coords.) (2006). La vida emocional. Barcelona: Ariel.

Costa, E., Matos, P. (2007). Abordagem sistémica do conflito. Lisboa: Universidade Aberta.

Del Prette, A.; Del Prette, Z. (2007). Psicologia das relações interpessoais (6ª ed.).Petrópolis: Editora Vozes.

Gallego, S.; Riart, J. (coords.) (2006). La tutoria y la orientación en el siglo XXI. Nuevas propuestas. Barcelona: Ocatedro.

Griffin, E. (2006). A First Look at Communication Theory. McGraw-Hill (6ª ed.) http://www.afirstlook.com/main.cfm.

Neto, F. (2002). Psicologia Social. Lisboa: Univ Aberta.

Urra, J. (2007). O pequeno ditador. Da criança mimada ao adolescente agressivo (2ª ed.) Lisboa: A esfera dos livros.

http://lchc.ucsd.edu/MCA/Paper/Engestrom/expanding/toc.htm
http://lchc.ucsd.edu/MCA/Paper/Engestrom/expanding/ch3.htm)

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