domingo, 16 de maio de 2010

A Perspectiva vygotskiana na aprendizagem - Reflexão


Fig.1-Lev Vygotsky

A linguagem e o contexto cultural são considerados por Vygotsky como as ferramentas mais importantes ao serviço da aprendizagem e do desenvolvimento. Para além destas ferramentas, o professor deve assumir-se como mediador entre a criança e os objectos e entre as crianças e os pares.
No entanto, a sua questão fundamental foi: como é que o homem cria cultura? Procurou a resposta na Psicologia e acabou por elaborar uma teoria do desenvolvimento intelectual, sustentando que todo o conhecimento é construído socialmente, no âmbito das relações humanas. A sua teoria tem por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo histórico e social, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento.
Assim, o papel da interacção social ao longo do desenvolvimento do homem é fundamental. Isto quer dizer que o homem é herdeiro de toda a evolução filogenética (espécie) e cultural, e o seu desenvolvimento dar-se-á em função de características do meio social em que vive. Daqui surge o termo sociocultural ou histórico atribuído à teoria. Assinalam-se, constantemente, a explicação dos processos mentais superiores baseados na imersão social do homem que por sua vez é histórico, ontológico e filogenético.
Atento à "natureza social" do ser humano, que desde o berço vive rodeado por seus pares num ambiente impregnado pela cultura, Vygotsky defendeu que o próprio desenvolvimento da inteligência é produto dessa convivência. Para ele, "na ausência do outro, o homem não se constrói homem".
Enquanto sujeito do conhecimento, o homem não tem acesso directo aos objectos, mas o acesso é mediado, através de recortes do real, operados pelos sistemas simbólicos de que dispõe. Enfatiza a construção do conhecimento como uma interacção mediada por várias relações, ou seja, o conhecimento não é visto como uma acção do sujeito sobre a realidade (como no construtivismo) e sim, pela mediação feita por outros sujeitos. O outro social pode apresentar-se por meio de objectos, da organização do ambiente, do mundo cultural que rodeia o indivíduo. A cultura fornece ao indivíduo os sistemas simbólicos de representação da realidade, ou seja, o universo de significações que permite construir a interpretação do mundo real, estando em constante processo de recriação e reinterpretação de informações, conceitos e significações.

Bibliografia
http://lchc.ucsd.edu/MCA/Paper/Engestrom/expanding/toc.htm
(acedido em 6-5-2010).
http://www.robertexto.com/archivo1/socio_construtivista.htm (acedido em 6-5-2010)

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